ERROS NÃO SÃO PECADOS...


“Amigo, não tenha medo de erros. Erros não são pecados. Erros são formas de fazer algo de maneira diferente, talvez criativamente nova.
"Amigo, não fique aborrecido por seus erros. Alegre-se por eles. Você teve a coragem de dar algo de si”   – Perls (1979)
          Um dos grandes segredos da vida é perceber que tudo colabora para nossa construção. E isso, ao contrário de nos paralisar, nos impulsiona e nos dota de um poder transformador.
          É verdade que muitas vezes parece que o mundo desmorona em cima de nós, muitas vezes nos decepcionamos, muitas vezes erramos feio… E no momento percebemos todas essas coisas como o caos. E na hora em que acontecem, realmente são! O problema é quando nos paralisamos e não saímos desse caos… Ficamos presos a fantasias “de como deveria ter sido”, “do que deveríamos ter feito”, “do que poderíamos ter falado”…
          Quando conseguimos ampliar nosso olhar e perceber que cada detalhe da nossa vida participa da construção daquilo que somos e permite sermos isso que somos hoje, é libertador! Perceber que tudo, inclusive o que nos incomoda hoje, inclusive nossos erros, inclusive nossas angustias, inclusive o que julgamos injusto… nos oferece uma nova experiência, é saber que de alguma forma teremos mais um recurso, mais um olhar diferenciado para vislumbrar o mundo e escolher como queremos estar nele.
          Isto não nos torna imunes a problemas, mas nos dá uma leveza maior e uma certa tranquilidade diante da vida.Tranquilidade de saber que o que eu sou hoje, o que minhas experiências me proporcionaram e a forma como lidei com elas me dão um suporte para poder fazer diferente. Está em nossas mãos escolher o que fazemos com as possibilidades que a vida permitiu chegar até nós. O que você quer fazer com suas experiências: se paralisar ou utilizar como uma nova visão e um poder de transformação?
          Por isso, não se torture por seus erros, pelos seus tropeços… Eles te ajudam a conhecer e a construir seu caminho e o seu caminho te ajuda a se conhecer e a se construir. Suas pedras e seus tropeços podem ser responsáveis pelos grandes sucessos da sua vida!


Gabriela Maldonado Cavalcante
Psicóloga - Especialista em psicologia clínica
     CRP 05/ 37735

   Telefone: (21) 8547-1243