Relacionamentos saudáveis nas empresas


As atividades visam a sensibilização da comunidade sobre a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, visando a melhoria da qualidade de vida para o trabalho e ao desenvolvimento sustentável.
Cada hábito diário tem reflexos na saúde e qualidade de vida dentro e fora da empresa. Por isso, o Programa trabalha com o equilíbrio dos cinco pilares que formam o Pentáculo do Bem-Estar: a disciplina na alimentação, a atenção aos relacionamentos, o controle do estresse, a prática de atividades físicas e o comportamento preventivo em questões de saúde e segurança.
“Dedicamos cerca de um mês para cada tema e serão quatro semanas direcionadas ao relacionamento saudável”, explica Magna Damasceno da Silva, professora de Educação Física do SESI. Nessa semana, as empresas Autovia veículos, BMZ Couros, Liquigás, Tribunal Regional do Trabalho, Banco do Brasil, Celtins, Cerâmica Tocantins, Cooperfrigu, Formaq Veículos e Tratores, receberam os funcionários do SESI e tiveram as atividades diferenciadas, entre elas, dinâmicas que instigam a participação de todos na criação do conceito de relacionamento.
Segundo Raimunda Pereira Dias Obeid (Rai), responsável pelo SESI Lazer, em Gurupi, o SESI tem um longo trabalho em levar aos trabalhadores o maior número de informações, assim como exercícios físicos para que esses tenham maior disposição para o trabalho evitando, dentre outras coisas, doenças ocupacionais, visando assim uma maior qualidade de vida.

Relacionamentos Saudáveis

Criamos relacionamentos em casa, no trabalho e na vida social. A qualidade desses relacionamentos exerce forte influência sobre nossa saúde física e emocional. As pessoas com quem passamos nosso tempo formam nossa rede de apoio social. Nada faz com que a vida fique mais agradável do que relacionamentos saudáveis. Mas uma família e uma lista de amigos não se formam sozinhos, exigem dedicação.
Os relacionamentos saudáveis são aqueles onde há confiança e respeito mútuos. Exigem disposição para dar e receber, não julgar e reconhecer que cada pessoa é única e especial, e que são as diferenças que tornam as pessoas tão interessantes.
Conviver com os outros traz grandes alegrias, mas pode ser uma das maiores fontes de estresse. O segredo das boas relações está em melhorar a capacidade de comunicação. Quando lidamos com pessoas, os conflitos são inevitáveis. Melhorando a comunicação, muitas situações desagradáveis podem ser resolvidas ou evitadas. Uma boa comunicação implica saber ouvir mostrar sentimentos sem acusações, tentar entender o ponto de vista do outro e dispor-se a fazer concessões, ou seja, ser mais tolerante.
Algumas palavras-chave para relacionamentos saudáveis: disciplina, respeito, humildade, coragem, motivação, autenticidade, perdão, transparência, auto-conhecimento e capacidade de delegar.
Fonte: Cartilha de Relacionamentos Saudáveis – Conviver do SESI/SC
Por: Ambrolina Oliveira

O Sesi Gurupi iniciou nessa semana atividades que promovem um relacionamento saudável nas indústrias que participam do Programa SESI Ginástica na Empresa