Benefícios da Alimentação Funcional


ALIMENTOS FUNCIONAIS


Todos os alimentos têm propriedades nutricionais, mas alguns possuem elementos com funções benéficas particulares, é o caso dos alimentos funcionais ou nutracêuticos, que são aqueles que além de suas funções nutricionais, apresentam substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, prevenindo e combatendo doenças. Esse termo surgiu no Japão na década de 80.
Hoje existem produtos industrializados enriquecidos artificialmente, como margarina, biscoitos e leite, mas que não podem ser considerados funcionais. Para se ter uma idéia, 1 litro de leite enriquecido com ômega-3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.
Uma forma simples de entender os grupos de alimentos funcionais é olhar as cores dos alimentos: Alimentos com tons laranja, como cenoura e abóbora, são ricos em betacaroteno, que retarda o envelhecimento. Os vermelhos, como melancia e tomate, possuem licopeno, que melhora o sistema imunológico e previne câncer de próstata. Já os que tendem para o roxo, como uva e amora, têm propriedades antioxidantes. Mas a fórmula não se aplica a todos os alimentos, é o caso de chás, especiarias e peixes, que têm substâncias funcionais e não revelam isso nas cores.´
Essas substâncias não são novidades, como as vezes pregam as indústrias alimentícias. As isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol e na diminuição dos sintmas da menopausa fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 500 anos.
A importância para a saúde do uso destes alimentos verifica-se no Brasil pelo fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. E o consumo regular desses alimentos pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.

Roberta Stuart 

Nutricionista com pós graduação em NUTRIÇÃO CLÍNICA FUNCIONAL